Por que os alimentos estão tão caros
Você já percebeu que nos Você já percebeu que nos últimos meses as coisas ficaram mais caras no mercado? Sabe o nome e o porquê desse fenômeno? Então vem comigo que te explico o que está acontecendo!
5/16/20252 min read


Os últimos anos tem se mostrado muito difíceis para o povo brasileiro. Falta de segurança, inflação, impostos, impostos e mais impostos são alguns dos principais problemas que vem acometendo a população. Mas um desses problemas vem incomodando cada vez mais, se mostrando um vilão silencioso, o preço dos itens no mercado. Trata-se da inflação, que é o aumento generalizado dos preços em uma economia, e que é um vilão silencioso nas nossas vidas. O raciocínio por trás é simples; Quando o nível de preços aumenta, nosso dinheiro compra menos coisas, então, se os salários não aumentam, ficamos mais pobres.
A inflação não afeta apenas os alimentos, mas tudo em nossa economia, especialmente nos dias de hoje, onde a inflação anda bem acima do esperado e do razoável.
Porém, a inflação dos alimentos não é culpa exclusiva das políticas fiscais e do mercado local, fatores globais como guerras, clima e logística estão elevando os preços. Ou seja, com o custo de produção aumentando, esse aumento é repassado para nós consumidores, que pagamos mais. E em economias muito dependentes de itens importados, a situação é pior ainda.
Outro ponto que é importante é o câmbio, que torna os produtos importados mais caros, e faz com que esse custo também seja repassado para os consumidores, assim como taxas de juros altas, que é o caso do Brasil neste momento.
Ou seja, mesmo com a produção abundante, os preços ainda são forçados para cima, fazendo com que tudo fique mais caro, até em um país que produz muitos alimentos. A manutenção das margens de lucro é a responsável, afinal, é para mantê-la que os preços são ajustados. Os custos logísticos também influenciam, já que o caminho do campo até a cidade é longo.
O futuro vai depender muito do rumo que a nossa economia tomar daqui para frente; Se as políticas frágeis persistirem, seguiremos com o dólar e juros altos, um futuro sombrio nos espera. Agora, se houver responsabilidade por parte dos nossos representantes, podemos tomar um rumo melhor, com os preços sendo aliviados, mas ainda sendo influenciados pelas instabilidades globais. No curto prazo, infelizmente, a hipótese mais provável é que essas altas se mantenham.
E você, sentiu esse aumento nas compras do mercado? Qual produto pesou mais? Conta pra gente! Sinta-se a vontade também para visitar nossas redes sociais e mandar uma mensagem pra gente por lá!

Econominds
Desde 2023 democratizando o acesso à economia e às finanças.
fale com a gente
inscreva-se na nossa newsletter semanal:
contato@econominds.com.br
+55 21 98032-4493
Econominds © Todos os direitos reservados.